Dois mil e dez iniciou e a Comunidade de Nova Sepetiba ganhou mais um esforço na luta Social da Comunidade. No dia 26 de Janeiro do ano, Anderson Murilo e amigos fundaram a Associação Centro Comunitário Nova Sepetiba e desde a fundação até dezembro deste ano foram muito eventos e trabalhos sociais desenvolvidos na comunidade que tem cerca de 30 mil moradores, vamos recordar:
Já iniciando a formação do Centro Comunitário em Janeiro, estavam sendo organizada a formação do Grupo Articulador Local Renascer Criança Feliz uma junção de instituição com a finalidade de lutarem juntas para diminuir as desigualdades sociais para as crianças e adolescentes de Nova Sepetiba.
Em fevereiro, em pleno carnaval foram realizados dois eventos pelas ruas da comunidade o primeiro foi o Programa de Prevenção e Saúde, onde os diretores da Associação e as Adolescentes Comunicadoras e os membros do Grupo Articulador Local Renascer Crianças Feliz fizeram a distribuição de materias educacionais de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis além de preservativos. No dia 27/02/2010, foi a vez do Evento de Conscientização dos Direitos da Criança e do Adolescentes, também teve a participação do membros já citado a cima, e foi muito importante divulgar os direitos salvos em estatuto das Crianças e Adolescentes da Comunidade.
Em março foi realizado o Evento de Meio Ambiente, para conscientizar a preservação nas crianças e adultos da Comunidade, a equipe do Centro de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro, estiveram presentes juntos com a direção do Centro Comunitário e membros do Grupo Articulador Local e fizeram a distribuição de mudas de plantas além de fazerem educação ambiental na praça com crianças da Comunidade.
Em maio as mães da Comunidade receberal homenagem e ganharam rosas no seu dia, os diretores da Instiuição distribuiram para as mães que passavam em frente a sede do Centro comunitário e aos alunos do Reforço Escolar que a instiuição realiza para que entreguem as mães em casa.
Depois de tantos eventos na comunidade o presidente do Centro Comunitário, organizou a 1ª Audiência Pública Comunitária da Comunidade, cujo os temas foram: Transporte, Saúde e Educação, o evento aconteceu no dia 15/05/2010 e aconteceu na Escola Municipal Júlio Cesário de Melo. O Evento serviu também para divulgar na Região os trabalhos e anseios da comunidade para as autoridades. Estiveram presentes: coordenador da Secretaria Municipal de Transporte, a Direção da 10ª CRE, a coordenadora da CAP 5.3 outros convidados super especiais.
Em junto o Centro de Educação Ambiental do INEA Instituto Estadual do Ambiente chega na comunidade para promover o Programa de Formação de Agentes Ambientais é mais uma parceria do Centro comunitário que se mobiliza para divulgar na comunidade boa novidade, foram várias as reuniões na Instituição e grande movimento de inscrição.
Em Dezembro foi realizado a Festa de Natal Solidário, um evento legitímo com a mobilização social. Foram distribuidos cercas de 200 brinquedos para as crianças, além de 111 pacotes de fraldas para os mais pequenos. Estiveram presente o papai noel para ajudar na distruição com muito bolo, cachorro quente e refrigerante para as crianças e seus responsáveis.
Editorial
O ano de 2010 só não foi completo porque não conseguimos o grande sonho da Associação Centro Comunitário Nova Sepetiba que é um espaço onde possamos ampliar os serviços para a comunidade. Neste ano de 2010 foram tantas reuniões, decepções, e ajudas em busca deste objetivo. Com muitas dificuldades mantemos um aluguel um tempo com a contribuição de alguns colaboradores depois foi com o próprio esforço do presidente da instituição. Em 2011, esperamos conseguir realizar este sonho, já que na comunidade há prédios públicos desocupados onde servi de abrigo ao descaso e ao tempo. Infelizmente, prédios como onde funcionou a CEHAB no setor 3/4 no tijolinho que encontra-se desocupado se acabando com o tempo. O prédio da Rio Águas, no setor 1/2 ao lado do DPO. Enfim, enquento precisamos de espaço para contribuir com o poder público na diminuição das desigualdades sociais, prédios sendo acabado com o tempo.
Anderson Murilo
presidente